Sua empresa sabe explorar o potencial do LinkedIn?

Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa

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O LinkedIn é a oitava rede social com mais usuários no mundo – mais de 900 milhões de membros – de acordo com dados divulgados pela Microsoft em janeiro deste ano. Ainda segundo a Microsoft, a cada segundo, 3 pessoas se cadastram na plataforma.

No Brasil, a maior rede social voltada para o universo corporativo e profissional ocupa a 6ª posição entre as mais utilizadas, com 63 milhões de membros (relatório da We Are Social). Só entre 2020 e 2023, o LinkedIn cresceu mais de 25% no país, o que mostra que pessoas e organizações estão cada vez mais interessadas em acompanhar e se relacionar profissionalmente pela plataforma.

Além disso, o Brasil é um dos grandes mercados do LinkedIn, ficando em 3º lugar entre as nações com maior número de membros no mundo – atrás apenas de EUA, que tem quase 200 milhões, e Índia, com 101 milhões. A China aparece em quarto lugar, com 59 milhões de usuários.

O que esses números querem nos dizer?

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De forma generalizada, além de evidenciar o LinkedIn como um espaço consagrado para networking, desenvolvimento de carreira, base de dados para recrutamento e busca por vagas de emprego (eu mesma consegui meu atual emprego por meio do LinkedIn), eles mostram que as estratégias das empresas e profissionais não podem desconsiderar o potencial do “universo paralelo” de negócios que existe nas redes sociais, em especial, no LinkedIn.

Muito mais do que passatempo, plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp e, sem dúvida, o LinkedIn, são poderosas ferramentas para alavancar negócios e ajudar na construção do posicionamento das marcas, além de oferecer recursos para organizações (e pessoas) trabalharem marketing, branding e aproximação com clientes e parceiros.

Mas quais são os caminhos para construir uma marca confiável e que se destaca no LinkedIn?

1. O que o seu público está pensando?

O LinkedIn é muito utilizado atualmente, entre outras finalidades, como fonte para revelar tendências e encontrar opiniões de especialistas sobre os mais variados assuntos.

Portanto, antes de planejar as próximas publicações de sua empresa, é preciso saber o que é relevante para o seu público e analisar o que ele está pensando ou conversando sobre.

O LinkedIn possui um algoritmo que prioriza conteúdos de qualidade, ou seja, que se mostram úteis para os usuários. Logo, se todo mundo está publicando e quer ser visto, ganhará destaque aqueles que sabem o que os usuários buscam e que comprovam com seu conteúdo que têm mais experiência no assunto.

2. Seja um especialista no seu nicho

Ficar por dentro das tendências da área de atuação de sua empresa e se posicionar sobre elas é outro ponto importante para ganhar mais visibilidade no LinkedIn. Isso porque sua publicação, quando embasada e relevante, será um convite para as pessoas comentarem, aumentando o alcance na plataforma.

Infelizmente (ou felizmente), fazer posts falando de sua empresa (serviços, produtos, localização, formas de contato) é coisa do passado. Foque em ouvir primeiro (item 1 deste texto) e postar depois. Isso facilitará o envolvimento do seu público e permitirá que ele conduza conversas na sua publicação. Esse é o tipo de bola de neve que sua marca com certeza vai querer estar. 

3. Otimize e acompanhe

O LinkedIn fez nos últimos meses diversas atualizações na plataforma a fim de aprimorar a experiência dos usuários. Ou seja, melhorias para que eles realmente encontrem ou se deparem com conteúdos relevantes de acordo com seu perfil.

Uma das atualizações permite que o feed seja organizado de acordo com que é mais importante. Isso possibilita escolher os melhores conteúdos, experiências e elementos do portfólio de sua marca para que sejam vistos primeiro pelos visitantes, destacando o que é mais estratégico para o seu público.

Outra possibilidade recente é a otimização de artigos no LinkedIn para o SEO. Com essa ferramenta, é possível personalizar a forma como seu conteúdo aparece nos mecanismos de pesquisa, criando uma nova descrição com palavras-chave relevantes. Desta forma, podem ser feitas atualizações inclusive em artigos já publicados na página, melhorando a visibilidade das publicações e impactando positivamente a forma como seus negócios são encontrados na rede social.

A plataforma conta ainda com uma área específica para criar conteúdos e acessar as métricas. Esse recurso permite fazer essas duas atividades em um só lugar, facilitando o dia a dia de quem  publica e acompanha os resultados de suas postagens no LinkedIn.

Considerando o crescimento da rede social em número de usuários nos últimos anos (25% no país entre 2020 e 2023) e as ferramentas disponibilizadas atualmente, torna-se fundamental investir tempo (e um profissional, se necessário) para ajudar sua empresa a explorar o potencial da plataforma. O resultado será o aumento da visibilidade e das conexões qualificadas para o seu negócio.