Ter um relacionamento proativo com a imprensa é essencial para que jornalistas se informem a respeito das novidades compartilhadas pela marca, tornando-a referência no segmento em que atua. No último mês, a Idee Informação Corporativa realizou em Catanduva (interior de SP) mais uma ação de PR entre profissionais do Senac e a mídia local. O intuito foi de estreitar contato com a equipe de assessores que representam a instituição, apresentar os principais temas e novidades promovidos pela unidade e, consequentemente, conquistar resultados expressivos na imprensa em forma de matéria e contato futuro para reportagens quando o tema for educação profissionalizante.
A estratégia envolveu convite aos principais repórteres e editores, formadores de opinião, envio de press kits às redações e compartilhamento das ações promovidas no evento. O planejamento incluiu ainda um coffee break e o oferecimento de uma “experiência Senac”. Os alunos de um curso, sobre a temática bem-estar, mostraram na prática aos convidados os conhecimentos aprendidos em sala de aula. Eles realizaram uma limpeza e massagem facial nos jornalistas e ensinaram a fazer um gel esfoliante. Vivências como estas geram “brand awareness”, pois o jornalista ao conhecer o cliente entende de perto os seus valores, forma de atuar e valida o quanto a fonte é disseminadora de conhecimento. As chances do profissional fazer uma próxima matéria sobre um tema de interesse do cliente são enormes.
Importante pontuar que o relacionamento da assessoria de imprensa com os jornalistas, após uma ação de PR, deve ser cultivado no dia a dia através de uma comunicação amigável, se colocando sempre à disposição na construção de pautas criativas, que sejam alinhadas ao público do veículo e pensadas estrategicamente para promover a autoridade do cliente no segmento em que ele atua. Investir em ação de relacionamento com a imprensa é uma das estratégias mais eficazes na área de comunicação institucional.
A Idee é a agência de Assessoria de Imprensa do Senac em todo o interior de São Paulo, litoral e grande SP, com atendimento de equipe exclusiva em 45 unidades.