Advogada do PPP Advogados e diretor de qualidade da Focusnetworks falam sobre necessidade de cuidados no envio de e-mails
Por Ivo Mattos
Nas últimas décadas, o uso do e-mail para o relacionamento entre empresas e seus funcionários, fornecedores e clientes se popularizou de maneira avassaladora. Entretanto, ao mesmo tempo que esta ferramenta é vista como uma verdadeira “mão na roda” para quem a utiliza, também é preciso tomar uma séria de cuidados. “O e-mail deve ser usado com cautela, visto que é um documento escrito com pelo menos quatro testemunhas máquinas (dois HDs de computadores do remetente e destinatário, provedores de envio e recebimento). Logo, deve-se ter uma relação clara e objetiva, sem margem a dupla interpretação.”, dá a dica Patricia Peck, especialista em Direito Digital.
Em relação a pedidos e cotação online, é muito comum haver confusões, seja com clientes ou com fornecedores. E, quando isso ocorre, a melhor saída é a boa vontade das duas partes em resolver qualquer tipo de empecilho. “Procuramos sempre chegar a um acordo em que ambas as partes saiam satisfeitas. E, mesmo se o cliente cometeu qualquer equívoco, recomeçamos o trabalho, mesmo porque temos interesse em manter o cliente.”, afirma Rubens Kiso, diretor de qualidade da Focusnetworks.
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