Para ser um membro do Top Voices do LinkedIn você precisa…
Por: Jussara Loguercio/ Idee Informação Corporativa
- Ter voz ativa na plataforma, compartilhando conteúdos relevantes e que engajam
- Ser referência em determinada área por meio de suas publicações focadas e com informações valiosas voltadas ao mercado de trabalho e à evolução profissional.
- Por fim, entregar conteúdos que conversem com o público e que contenham mais “nós e você” e menos “eu”.
Poderíamos terminar esse texto aqui! Mas aí faltariam detalhes importantes (como e por que) para quem realmente quer conquistar o selo do programa Top Voices do LinkedIn.
Então, se você pretende se estabelecer como um criador de conteúdo que ajuda a comunidade, inspirando e contribuindo com o desenvolvimento de pessoas por meio de informações, e, consequentemente, contar com o selo de Top Voices no seu perfil do LinkedIn, esse artigo é pra você.
O que é o Top Voices
É um programa global do LinkedIn, criado em 2015, que convida especialistas em diversas áreas para fazerem parte de um grupo de pessoas que disseminam conhecimento por meio de conteúdos valiosos e relevantes. Os Top Voices despertam reflexões, colaboram e ensinam algo ao próximo, ajudando a comunidade a evoluir.
Por meio de fatos, notícias e conteúdos de valor, atualizam outros profissionais da mesma área e impactam o mercado de trabalho de forma positiva e transformadora. Além disso, engajam, estabelecendo conversas de qualidade com o seu público.
Atualmente, de acordo com uma publicação da revista Exame (fevereiro 2023), o programa conta com cerca de 850 mil membros em todo o mundo. Esse número é muito dinâmico, uma vez que a todo momento novos perfis podem ser convidados e tantos outros removidos. Funcionários do LinkedIn e da Microsoft não podem participar.
Como fazer parte do programa
Produza, você está sendo avaliado!
Para ser um Top Voice você não precisa se inscrever em lugar nenhum (e nem vai encontrar um formulário para isso). O que você precisa é ser “consistentemente ativo na plataforma e compartilhar conhecimentos valiosos”.
O Top Voices possui entre seus membros profissionais de áreas diversas, que são distribuídos em algumas categorias (carreira, sustentabilidade, saúde, empreendedorismo, liderança, diversidade e inclusão, finanças, etc.). Dito isso, os editores do programa avaliam os conteúdos e artigos publicados em cada perfil do LinkedIn buscando pessoas que:
- Tenham um tópico/área de interesse para o qual direcionam suas publicações
- Cubram o tópico em questão/área de interesse com regularidade
- Façam publicações contextualizadas com dados e que tragam contribuições perspicazes e oportunas
- Se envolvam e colaborem com a construção e o desenvolvimento da comunidade
- Publiquem conteúdos amigáveis, de fácil compreensão e estabeleçam conversas com o público interessado (tenham engajamento)
- Compartilhem suas experiências e aprendizados de forma natural, auxiliando o leitor com insights para a vida
- Falem do mercado e das oportunidades, procurando ajudar em vez de serem autopromocionais ou pensarem no marketing pessoal.
Fazendo isso com afinco e dedicação, você provavelmente será “percebido”, “acompanhado” e “avaliado” durante um período pela equipe editorial do LinkedIn e, caso o seu perfil atenda aos padrões e critérios de qualidade exigidos pela plataforma, você será convidado a fazer parte do programa. Além disso, também é importante ter uma boa foto de perfil e de capa, um bom título e uma descrição de qualidade sobre quem você é e o que você faz.
A diversidade é outro ponto que o programa leva em conta, buscando contemplar perfis diversos, que sejam um reflexo do mundo no qual estamos inseridos pessoal e profissionalmente. Como forma de ajudar quem deseja começar sua jornada rumo ao selo, o LinkedIn conta com uma página específica: LinkedIn para Criadores (página em inglês). Lá você encontrará inspiração para produção de conteúdo e dicas para melhorar o nível de suas publicações.
Permanecendo no Top Voices
Uma vez conquistado, é preciso fazer por merecer para manter o selo Top Voices. Enquanto você continua com suas publicações de qualidade e engajamento, a equipe do LinkedIn faz avaliações constantes dos perfis convidados para garantir que apenas os “mais engajados, prolíficos e atenciosos” permaneçam, podendo remover a pessoa do programa – e o selo do perfil – a qualquer momento, quando qualquer critério seja descumprido ou em caso de violação das políticas da rede social.
O objetivo desse acompanhamento tão rigoroso é manter um nível alto de experiência dos usuários com os membros do programa.
Por que fazer parte?
Embora não tenha vínculo empregatício com o LinkedIn e nem seja remunerado pela sua contribuição na plataforma, ter o selo Top Voices em seu perfil profissional é um diferencial. O programa proporciona grande visibilidade ao usuário, entregando valor e relevância. A partir daí, podem surgir convites para conversas, consultorias, entrevistas ou outras oportunidades profissionais.
Além disso, os membros do Top Voices podem ser convidados para ministrarem palestras ou participarem de eventos organizados pelo LinkedIn.