O acompanhamento do assessor de imprensa na entrevista é mesmo essencial?

Por: Giselly Abdala / Idee Informação Corporativa

Pauta emplacada e porta-voz preparado previamente para responder às perguntas. Será que a presença da assessoria de imprensa é fundamental no momento em que a fonte conversa com o jornalista?  A resposta é sim. Por vezes, o fato de o porta-voz ou especialista da empresa ter completo domínio sobre o tema abordado, faz levantar a dúvida sobre a importância do acompanhamento. Contudo, ainda que o assunto em questão seja da expertise do cliente, há diversos outros fatores que podem gerar ruídos e uma possível má exposição na mídia. Identificá-los e contorná-los exige o olhar (e os ouvidos) apurado de um profissional de comunicação. 


Situações como perguntas capciosas ou uma condução que foge ao combinado, deixam o entrevistado vulnerável. Além disso, o reforço prévio com o repórter sobre tudo que será abordado, somado ao preparo emocional do cliente, têm um impacto extremamente positivo no resultado final. 


Desta forma, o acompanhamento do assessor de imprensa não apenas antes, como durante as oportunidades de mídia, é fundamental para alcançar não apenas a publicação, mas uma exposição positiva e alinhada ao plano de comunicação traçado. A análise da reportagem entregue pelo veículo também não é menos importante. O momento vale para conferir os pontos altos e sensíveis da matéria e conversar com o porta-voz para estar ainda mais preparado em uma próxima entrevista.