Idee Informação Corporativa: 20 anos de história

Por: Nayranna Noemia / Idee Informação Corporativa

Avenida Paulista - SP, próximo à localização da Idee

Uma boa ideia na cabeça e um laptop nas mãos? Pode até ser que uma empresa consiga nascer a partir desses insumos, mas o processo para se solidificar e conquistar o reconhecimento no mercado se revela muito mais complexo e sinuoso. No início de 2003, as jornalistas Audrei Franco e Renata Noschesi toparam o desafio e decidiram embarcar na jornada empreendedora para fundar a Ideias & Efeito Comunicação hoje Idee Informação Corporativa

As profissionais, que atuavam como repórteres em redações de grandes veículos de comunicação, notavam a dificuldade em obter informações e dados relevantes das organizações. “Durante as apurações para as matérias, percebíamos que as informações que chegavam eram inconsistentes, com diversas lacunas e insuficientes para concluir uma boa pauta”, lembra Audrei. 

A Idee surgiu com a proposta de suprir essa necessidade, com foco em facilitar a identificação e a contextualização de informações interessantes para os jornalistas e, consequentemente, relevantes para o público final dos conteúdos produzidos. “A proposta é identificar o contexto do negócio em que a marca se insere e transformar as informações em pautas jornalísticas não somente a partir de informações do cliente, mas utilizando dados e pesquisas de mercado dentro e fora do Brasil”, explica.

O foco nas relações dos clientes com a imprensa impulsionou os negócios e deu abertura para uma nova carta de serviços de comunicação.

Aos 20 anos, a mudança da marca

 

Em 2023, a agência completa 20 anos. Muita coisa mudou, dentro e fora do negócio. Para coroar a evolução, as experiências e as transformações agregadas ao longo da jornada, a marca passou de Ideias & Efeito Comunicação para Idee Informação Corporativa. A identidade atual traduz os novos conceitos e especializações da empresa, contemplando a expertise em assessoria de imprensa com clientes de diversos segmentos, assim como a produção de conteúdos corporativos com foco em branding e comunicação interna. “Nós trabalhamos a informação corporativa, seja ela qual for, transformando-a em mensagem clara para o público-alvo e transmitindo-a pelos canais corretos de acesso ao target”. 

Um nome, múltiplos significados

Assim como a agência é formada por uma cultura multifacetada, a nova marca expressa diversos significados. Idee, um refresh do antigo nome, quer dizer “ideia” em alemão e francês e, ainda em suas primeiras letras, carrega o conceito de identidade.

 

O logo recém-criado também traz um detalhe em seus traços. Idee extrapola as linhas e, literalmente, sai da caixa. “Vamos além para corresponder às expectativas dos clientes e atender necessidades de comunicação e relacionamento com stakeholders. Faz parte do nosso DNA enxergar com o ‘olhar apurado’ do repórter, o que não é comum para as empresas. Sabemos que um detalhe pode fazer a diferença para a pauta, por isso, a provocação e a investigação são essenciais no dia a dia, objetivando o acesso a todas as informações que possam ser trabalhadas de forma estratégica”. 

Nova logo da Idee Informação Corporativa

É só o começo

 

A mudança da marca consolidou a estruturação de uma nova etapa na agência, com foco no crescimento sustentável e em processos atualizados. Uma nova sede, que facilita a integração das equipes, é o cenário dessas mudanças, além da ampliação do quadro de jornalistas contratados, a chegada de contas e a criação de outras verticais de negócio. “Consumimos e distribuímos informação a maior parte do tempo. Esse ativo é o combustível que nos faz evoluir em prol de um diálogo claro com nossos clientes e com seus targets, construindo e solidificando negócios por meio da comunicação”, diz Renata Noschesi.