Case Givaudan: Comunicação interna
Aproximação da marca com o público interno

Sobre a empresa:
Multinacional suíça presente no Brasil há mais de 70 anos, é líder global em desenvolvimento e fabricação de aromas e fragrâncias

Desafios:

  1. Organizar a comunicação das diversas áreas que compõem a empresa com os colaboradores.
  2. Reduzir a alta quantidade de e-mails trocados diariamente entre as equipes
  3. Apoiar as pessoas na busca por bem-estar físico e emocional durante a pandemia.

Soluções:

Foi criado um comitê de comunicação com representantes das áreas responsáveis por transmitir informações à Idee Informação Corporativa. Três newsletters com temáticas distintas passaram a ser produzidas:

News com periodicidade semanal traz conteúdos de saúde e ações da empresa com foco no bem-estar dos colaboradores.
News mensal com notícias gerais da companhia e suas áreas, com links para a intranet. É um jornal digital que informa e, ao mesmo tempo, leva as pessoas a frequentarem a intranet, ambiente pouco acessado até então.
News bimestral com as novas entregas da empresa a seus clientes. Muitos produtos de higiene pessoal, limpeza doméstica e alimentos têm ingredientes Givaudan e poucos colaboradores da empresa sabiam quais eram.

Resultados:

A comunicação passou a ser sistematizada e orientada por planejamento, com apresentação estética de alto impacto para gerar engajamento e informações claras e compreensíveis por todos os níveis de profissionais presentes na companhia.
A compilação das informações em newsletters periódicas reduziu as trocas internas de e-mails, alinhou a divulgação e organizou a expectativa do colaborador, que passou a saber quando receberia os boletins e sobre quais temas.
A news semanal de bem-estar foi reconhecida pela Givaudan global, conforme publicou na intranet um dos diretores da matriz, na Suíça:
"Uma iniciativa altamente eficaz realizada para ajudar a manter o moral e a saúde dos funcionários. Cria para a organização uma experiência positiva, que pode ser customizada e replicada em outras filiais ao redor do mundo. Parabéns a toda equipe envolvida nesta história de sucesso" .

Veja um material produzido: