Sabe aqueles colaboradores que são apaixonados pela empresa na qual trabalham? Pois é, eles podem ser muito mais do que isso. Eles são fortes candidatos a serem embaixadores da sua marca.
Eles participam de diversos grupos, estão sempre animados com as novidades e são cheios de energia. Também são os primeiros a verem as comunicações corporativas e a alertarem os demais para que fiquem por dentro do que está rolando.
Um estudo da Weber Shandwick (empresa global de relações públicas) apontou que 21% (1 em cada 5 colaboradores) têm esse perfil. Outros 33% têm potencial para desenvolverem essas atitudes, desde que motivados para este fim.
O que os embaixadores da marca fazem
Eles usam sua voz para credibilizar a marca dentro e fora da organização. No dia a dia, motivam seus colegas a participarem das iniciativas e a entregarem sempre mais. Nas redes sociais, usam seus perfis para compartilhar sua realidade no trabalho, fortalecendo a imagem da empresa.
Os embaixadores são verdadeiros defensores da marca (employee advocacy). A empresa que adota essa estratégia terá aliados: uma legião de colaboradores fiéis e dedicados a:
– Mobilizar e engajar o restante do time para as ações internas da empresa;
– Entregar resultados acima da média, elevando o ritmo dos demais colaboradores;
– Atrair novos talentos para trabalhar na empresa e ajudar a reter os que já estão na casa;
– Aquecer leads, sendo o primeiro contato de potenciais clientes.
Embaixadores da marca na prática: montando seu time
O primeiro passo para formar sua equipe de influenciadores internos é mapear seus colaboradores. Desta forma, você saberá quem tem potencial para assumir essa função. As principais características deles são:
– Conhecem, praticam e disseminam os valores da empresa;
– Utilizam suas redes sociais para evidenciar as campanhas e ações da organização;
– Fazem questão de se envolver com as iniciativas propostas, inclusive liderando-as;
– Têm bom relacionamento e popularidade, são bem-vistos entre os colegas e as lideranças;
– Engajam e motivam facilmente as pessoas ao seu redor.
Também é fundamental ter em mente quais mensagens serão propagadas pelos embaixadores. “O que a empresa espera deles?” é uma pergunta que precisa ter resposta clara para a organização e para os defensores da marca.
E por fim, para garantir um time de embaixadores vencedor:
– Garanta um time plural: diferentes perfis, áreas de atuação, níveis hierárquicos, gênero, ideologia etc.;
– Envolva seus líderes: eles são fundamentais na identificação, motivação e comunicação com o time;
– Capacite: promova encontros, workshops, sessões de alinhamento em locais diferentes. Isso motiva a equipe de embaixadores e os prepara ainda mais para a função;
– Tenha um guia de boas práticas: ter regras e diretrizes claras é fundamental para garantir que os embaixadores serão bons representantes da marca. Um guia ajudará a nortear as ações, tom de voz e comunicações replicadas pelo grupo.
A estratégia de formar um grupo de embaixadores para sua organização vai além do marketing e da comunicação. Trata-se de uma estratégia de gestão de pessoas.
Ter embaixadores significa ter pessoas que enriquecem a cultura organizacional e que influenciam outras a seguirem o mesmo caminho.