Aprendizado necessário na emergência
Por Walter Falceta Jr.
Durante muitos anos, o sucesso da maior parte dos negócios dependia de iniciativas de marketing focadas nas classes A e B. Esse modelo começou a mudar lentamente a partir da implantação do Plano Real, na década de 90, marcado especialmente pelo controle da inflação e pela estabilidade econômica.
Em tempos recentes, o Grupo J3P, que atua em propaganda, branding, inovação, promoção e marketing de relacionamento, desenvolveu uma campanha de expansão nacional voltada para a classe C, com filme conceito e anúncios para mídia online, off-line e outdoor. “A nova classe média, composta pelos ‘batalhadores’, é formada por quem não tinha poder de compra, mas agora dita as regras de vários mercados”, confirma Giuliano Pereira, sócio-fundador do Grupo J3P. Segundo ele, “a comunicação precisa passar segurança e apresentar um ótimo negócio, um negócio para a vida toda”, define.
Segurança e convicção também são constituídas a partir das redes sociais mais populares. É o caso da campanha desenvolvida no final de 2010 pela Focusnetworks, agência especializada em social business, para a Camargo Correa Cimentos.
“Calculamos que iríamos juntar 400 pessoas, mas reunimos o dobro de internautas numa ação que gerou uma referência de marca para aqueles que iam comprar cimento”, afirma Rafael Kiso, diretor de novos negócios da empresa.
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