Como e por que humanizar a comunicação interna de sua empresa

Implantar esse processo internamente mostra empatia e desperta nos colaboradores sentimentos de pertencimento e orgulho.

Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa

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Investir em comunicação humanizada é um passo indispensável para criar conexões e laços duradouros com sua equipe de trabalho. Quando a relação saudável com os colaboradores é nutrida por meio de práticas humanizadas, o resultado é a fidelização de profissionais e um aumento nas taxas de retenção de talentos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) corrobora essa afirmação. Empresas que praticam gestão humanizada experimentam níveis 225% maiores de bem-estar em suas equipes, além de maior produtividade. 

O que é comunicação humanizada?

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É uma gama de estratégias que facilita as relações interpessoais por meio de comunicação mais acolhedora e atenta aos diferentes perfis de colaboradores.

Sabe aquele contato padronizado e frio, como por exemplo “Prezados colaboradores”? Ele acontece de forma diferente na comunicação humanizada, com uma proposta mais empática e amigável.

Além disso, a comunicação humanizada é inclusiva, não violenta e prioriza momentos próximos de troca. Ela pode ser aplicada em todos os canais de comunicação: e-mails, diálogos informais, reuniões, feedbacks, newsletters, comunicados, ações de endomarketing, etc.

Por que a comunicação humanizada é importante?

Ao mesmo tempo que a tecnologia facilitou o processo comunicativo, o tornou artificial. Contudo, a comunicação humanizada consegue aproveitar as funcionalidades da tecnologia e agregar características que geram aproximação entre as pessoas no ambiente corporativo.

A comunicação próxima gera confiança, engajamento e sentimento de pertencimento, uma vez que o colaborador percebe na prática que é importante para a empresa.

Vale destacar que a comunicação humanizada não partirá somente do setor de comunicação ou endomarketing da companhia. As lideranças e o RH têm papel fundamental no processo de humanizar as relações de trabalho, no qual o colaborador é visto considerando sua dimensão social, biológica e psicológica, com seus medos, sonhos e necessidades.

Quando o processo de humanização acontece, o colaborador tem uma experiência de satisfação com a organização. O resultado é um time que, ao se sentir valorizado, corresponde com produtividade e entregas de sucesso.

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O que fazer para humanizar a comunicação de sua empresa?

Não existe uma ação ou um período de aplicação que gere uma gestão humanizada eternamente. A receita envolve diversidade e continuidade em medidas que, juntas, irão construir uma cultura fortalecida, que valoriza e engaja com suas iniciativas.

  1. Linguagem acessível: Seja em uma conversa, reunião, processo seletivo, e-mail ou comunicado, a linguagem adotada deve ser pensada no intuito de facilitar a compreensão e se aproximar de todos os níveis hierárquicos. A tentativa de “falar bonito” ou ser muito formal pode afastar as pessoas ou ainda deixar dúvidas sobre o assunto. Clareza é essencial!
  2. Iniciativas com foco nas pessoas: Ao organizar um evento, uma homenagem, um processo interno, sempre pense no público-alvo e desenvolva a ação para ele. Por exemplo: no Natal, é melhor dar um Peru de brinde ou pensar nos veganos ou aqueles que moram sozinhos, oferecendo um valor adicional no ticket alimentação para cada um usar como quiser? Em um material de marketing, é melhor usar modelos externos ou apostar em pessoas reais do time da sua empresa? Afinal, são elas que fazem acontecer, não é mesmo?
  3. Lideranças: Ajude e incentive seus líderes a desenvolver soft skills e um olhar mais apurado para o ser humano que existe por trás de cada colaborador. As relações nem sempre são fáceis e algumas situações são realmente delicadas. A  comunicação entre liderança e liderado precisa ser firme e, ao mesmo tempo, empática e acolhedora; deve pensar na performance, porém contribuindo para o desenvolvimento e evolução de quem vai entregar os resultados.
  4. Valorize as singularidades: Embora saibamos que cada pessoa é única, muitas vezes esquecemos que o colaborador também é. Com certeza ele irá se adaptar e cumprir padrões e processos do local onde trabalha, mas nunca deixará de ser um indivíduo com competências, habilidades e atitudes singulares. Feedbacks, trilhas de carreira individuais, flexibilizações em situações específicas e conversas informais ajudam nesse processo.
  5. Fuja dos padrões: Quando falamos em humanização, estamos falando em particularidades. Conheça (faça uma pesquisa interna sempre que necessário) os perfis existentes em sua organização e invista em entregas que proporcionem a melhor experiência. Comunicados mais descontraídos, ações internas mais dinâmicas, mais proximidade no repasse de informações são alguns exemplos. Na prática, pense na seguinte situação: e se em vez de enviar um comunicado por e-mail passando informações de uma pesquisa de clima, o presidente da empresa gravar um vídeo ou até fazer um pronunciamento presencial para os colaboradores sobre o tema? Ainda, e se em vez de uma reunião entre quatro paredes com os líderes, a conversa acontecesse no jardim ou no café?
  6. Mantenha um canal aberto para trocas: Tenha canais de comunicação simplificados e seguros para ouvir seu cliente interno. Quando você facilita o diálogo e, por meio de atitudes, demonstra que o colaborador pode confiar em sua liderança e na empresa, abre portas para identificar rapidamente necessidades ou problemas. Esse relacionamento contínuo é muito positivo para ambos, gera motivação e engajamento.
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Uma equipe proativa e de alta performance não se constrói contratando apenas os melhores currículos. É preciso um time engajado, que acredita e dissemina a cultura da empresa, sentindo-se parte ativa da organização.

Além disso, um ambiente corporativo humanizado contribui para o fortalecimento da reputação da marca, uma vez que os colaboradores disseminam com muita facilidade o que experienciam no dia a dia (tanto coisas boas quanto ruins).