Por que contratar uma agência de assessoria de imprensa
Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa
Uma das principais finalidades da assessoria de imprensa (AI) é estabelecer um diálogo de qualidade entre as empresas e seu público-alvo por meio de reportagens. Desta forma, é possível cuidar da imagem de uma organização ou profissional, com transparência, humanizando as relações e contribuindo para o seu posicionamento como fonte de informações.
Essa definição traz luz à primeira razão para contratar uma assessoria de imprensa:
1. Acesso: Os profissionais que atuam em Assessoria de Imprensa – via de regra, jornalistas especializados em comunicação corporativa – têm mais acesso e respaldo dos veículos de comunicação de modo geral. Conhecem os caminhos para uma boa matéria envolvendo o cliente e sabem como estabelecer uma relação de confiança e vínculo entre a marca e a imprensa.
Destacamos mais quatro razões, que você confere a seguir.
2. Construção da marca: O trabalho de um time de AI está intimamente ligado a potencializar a construção da marca na lembrança do público. Não é um caminho curto, mas com o plano adequado e uma assessoria alinhada com as diretrizes da empresa, as possibilidades de emplacar na mídia conteúdos com mais frequência aumentam. Como resultado, uma marca fortalecida e admirada.
3. Sua empresa como autoridade: Quando alguém no time tem condições de representar a marca como especialista em determinado assunto, de modo que possa servir de porta-voz quando a imprensa solicitar uma autoridade para comentar determinado tema, a imagem e a reputação da empresa se fortalecem.
4. Geração de conteúdo: Os materiais produzidos por uma equipe de AI para serem publicados na imprensa podem ser republicados nas redes sociais e blog de sua empresa. Isso auxiliará também, usando algumas ferramentas adicionais, a otimizar o seu posicionamento nas buscas pelo Google.
5. Visibilidade e Credibilidade: Quando a sua marca consegue participar de reportagens com constância e em veículos de comunicação diferentes – sempre com foco no seu público-alvo -, a empresa se mantém em evidência, seja diante de possíveis clientes ou até mesmo de novos talentos, que podem vislumbrar a sua organização como um bom lugar para trabalhar. Estar em um jornal (ou revista, site, TV, rádio…) em forma de matéria é um endosso valioso à reputação da marca.
A Idee Informação Corporativa traz a experiência de mais de 20 anos como agência de assessoria de imprensa, comunicação interna e produção de conteúdo. Venha conversar com a gente e conheça outros motivos pelos quais a nossa parceria pode fazer a diferença no seu negócio.