7 tendências para a área de Assessoria de Imprensa em 2024
Por: Nayranna Noemia / Idee Informação Corporativa
Apuração, release, follow-up, clipping… Os profissionais que atuam em Assessoria de Imprensa conhecem bem esse ciclo. Embora a rotina tenha se consolidado ao longo dos anos, os processos que garantem a efetividade das ações se aperfeiçoaram e – com o avanço da tecnologia e a consagração da Inteligência Artificial – seguem em constante evolução.
Por isso, é fundamental que tanto marcas quanto assessores estejam atentos às movimentações do mercado, com foco em conquistar resultados relevantes na mídia.
Considerando as inovações despontadas no setor, destacamos a seguir as principais tendências para a área de Assessoria de Imprensa em 2024. Confira!
1. Comunicação 100% digital
Com o isolamento social vivenciado durante a pandemia da COVID-19 e a adoção do home office como modelo de trabalho, a comunicação entre redações e assessorias de imprensa se estabeleceu em um formato predominantemente digital.
Os encontros presenciais foram substituídos por conferências online, as ligações deram espaço às mensagens de WhatsApp, as entrevistas por áudio e vídeo se tornaram mais frequentes, entre outras transformações que vieram para ficar e serão ainda mais habituais nos próximos anos.
2. A ascensão dos podcasts
As múltiplas demandas e o cotidiano acelerado experimentado pela maioria das pessoas, principalmente nas grandes cidades, abriram espaço para o crescimento de podcasts dos mais variados temas. Os profissionais que não consideram a mídia de áudio em suas estratégias de comunicação estão, provavelmente, perdendo oportunidades valiosas de divulgação. Segundo os dados levantados pela plataforma Demandsage, o número de ouvintes de podcast no mundo ultrapassou 460 milhões no de 2023. A previsão é que o valor de mercado dessa indústria alcance a marca de US$ 30 bilhões em 2024.
3. Redes sociais no radar
As redes sociais ganham cada vez mais relevância para a publicação de conteúdos factuais, propiciando o engajamento e potencializando a visibilidade das pautas.
A tendência para 2024, e para os próximos anos, é que as redes sociais sejam ainda mais visadas como espaços de mídia espontânea. Vale a pena ficar de olho!
4. Iniciativas sustentáveis
As mudanças climáticas observadas nos últimos anos acentuaram a preocupação dos consumidores com a responsabilidade socioambiental das marcas. Dessa forma, conteúdos que abordam ações e projetos com foco em sustentabilidade são vistos positivamente pelo público e tendem a ser mais valorizados pela imprensa.
5. Data-Driven PR
Estratégias de comunicação orientadas por dados, conceito conhecido como Data-Driven PR, é uma das principais tendências para a área de Assessoria de Imprensa, uma vez que a associação da tecnologia aos processos do segmento ampliam as possibilidades de resultados rápidos e eficientes.
Além da intuição e experiência dos profissionais, essenciais para atuação na área, é importante contar com ferramentas capazes de mensurar as intenções de buscas pelo assunto, ou seja, o potencial de alcance da pauta e, ainda, quais as melhores abordagens, palavras-chaves e informações que possam favorecer o posicionamento do conteúdo nos principais motores de buscas.
6. Business Cases
Materiais com abordagens superficiais, limitados a destacar os benefícios e as características de produtos ou negócios, não são suficientes para agregar credibilidade e evidenciar as propostas de pauta, frente a tantos outros temas avaliados pelas redações.
Dessa forma, conteúdos que exploram cases de negócios, a partir de dados e resultados mensuráveis, vão ao encontro das tendências de comportamento do consumidor, propensos a se conectar com histórias reais.
7. Investimentos em link building
O link building, uma prática inicialmente restrita às campanhas de marketing, ganha cada vez mais força com a digitalização da Assessoria de Imprensa. A estratégia tem como base a produção e divulgação de materiais com links direcionados ao site da marca.
Quando um portal publica um conteúdo e insere um link para o site da empresa especialista, utilizando as palavras-chaves relacionadas ao segmento do negócio, o Google entende que o conteúdo linkado é relevante para os leitores e isso faz com que o site referenciado ganhe algumas posições na busca.
Assessoria de Imprensa + SEO
A tendência é que o planejamento da Assessoria de Imprensa esteja cada vez mais atrelado às estratégias de SEO, considerando o objetivo de emplacar conteúdos de qualidade, com ativos linkáveis, em veículos relevantes. Mais que observar as perspectivas da área para os próximos anos, é importante ter em mente que o sucesso das ações da Assessoria de Imprensa está vinculado ao comprometimento e alinhamento de propósitos entre marcas, assessores e veículos de comunicação, a fim de estabelecer pontes seguras e duradouras entre as partes.
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