De acordo com o último balanço anual divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil finalizou 2023 com 3311 redes de franquias. Juntas, as marcas totalizavam mais de 195 mil unidades espalhadas pelo país, com faturamento superior a R$ 240 bilhões. Por que um setor que registra bons índices de crescimento e que tem incremento constante de novas marcas precisa de assessoria de imprensa?
Para 2024, a projeção de aumento no faturamento está na casa dos 10%, enquanto a previsão de novas redes é de 5%, com 5,5% a mais de operações. Embora os números sejam animadores, a competitividade do mercado não permite que as organizações parem de se movimentar. Uma forma de atrair novos investidores e clientes para franquias e franqueados é por meio de um trabalho robusto e estratégico de assessoria de imprensa.
“Com uma estratégia bem desenhada, a visibilidade e a recorrência na mídia trarão o fortalecimento da marca e contribuirão para a construção de uma imagem sólida e com a credibilidade necessária para o cumprimento dos objetivos de franquias e franqueados”, destaca Audrei Franco, sócia-diretora da Idee Informação Corporativa.
5 motivos para franquias contratarem uma assessoria de imprensa
A produção e a publicação de conteúdos atrativos pelos veículos de comunicação funciona como uma ponte entre a franquia e seus públicos-alvo, despertando o interesse e criando um relacionamento com stakeholders indispensável a qualquer organização. Essa é apenas uma das razões que fazem o trabalho de assessoria de imprensa ser tão estratégico. Conheça outras a seguir.
Atração de leads: Esse objetivo não pode ficar de fora do planejamento de assessoria de imprensa de uma franquia. A visibilidade gerada pelos conteúdos espontâneos traz credibilidade e novos interessados em investir no negócio.
Lançamento de produtos: A assessoria de imprensa é muito valiosa quando uma marca lança novos modelos no mercado, pois resulta em exposição massiva. Além de impactar positivamente nas vendas e na lucratividade dos franqueados, uma boa estratégia contribui também com a redução de investimentos em mídia paga.
Conteúdos envolventes: Uma história bem contada, com riqueza de informações, dados e projeções, é muito valorizada pela imprensa. Conteúdos assim são especialidade das grandes equipes de assessoria e são perfeitos para o bom trabalho de jornalistas e formadores de opinião.
Reforçar estratégias de expansão: A mídia espontânea entrega credibilidade em espaços privilegiados da imprensa, tornando-se uma ferramenta poderosa para consolidar estratégias de expansão da marca.
Fortalecimento da imagem da marca: A contratação de assessoria de imprensa auxilia na construção de uma marca mais forte não somente para com investidores e clientes, mas também com os próprios veículos de imprensa, especialmente a mídia especializada, que pode ser a chave para abrir portas a muitos negócios.
Todos esses benefícios contribuem ainda para a percepção de valor da marca franqueada pelos clientes e para o aumento do valor da marca para as redes de franquias.
A Idee Informação Corporativa é uma agência com expertise em assessoria de imprensa, comunicação interna, produção de conteúdo e gestão de crise. São mais de 20 anos de história, ajudando clientes de diversos segmentos a se posicionarem diante do público interno e externo. Quer saber mais sobre o nosso trabalho com assessoria de imprensa e como podemos ajudar sua empresa? Fale conosco!