Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa
Profissionais de assessoria de imprensa, vamos ser realistas: quem não tiver dificuldades para emplacar releases na imprensa, atire a primeira pedra.
Os jornalistas que atuam em veículos de comunicação estão expostos diariamente a uma enxurrada de informações recebidas em seus e-mails e Whatsapp. Então, não, você não está sozinho nessa batalha de tentar chamar a atenção deles para o conteúdo do seu cliente.
Para se aproximar com sucesso da imprensa e conquistar espaços valiosos, separamos algumas dicas que podem ajudar.
1. Seja estratégico
A estratégia começa no início da produção do material. Qual o melhor jeito de contar a história? O conteúdo é bom para as redes sociais, para veículos segmentados, para blogs com mais acessos ou vale focar na imprensa tradicional? Qual o melhor momento para divulgar? Vale oferecer pauta exclusiva para algum veículo?
Traçar um objetivo para o seu material logo no início da produção é fundamental para ter sucesso no final do processo.
2. Desenvolva seu feeling e mantenha um bom relacionamento
Vá sentindo, com o passar do tempo, quais são os melhores momentos para abordar cada jornalista, quais temas são mais interessantes para alguns veículos e editorias, quem são as pessoas certas para direcionar suas mensagens, qual tipo de texto que cabe melhor para cada um deles. Desenvolver esse tipo de percepção favorece a proximidade e a relação de confiança entre o assessor e a imprensa.
3. Acompanhe as notícias
Monitorar diariamente as notícias pode gerar insights para elaborar conteúdos relevantes, dando mais visibilidade para seu cliente na imprensa. Muitas vezes a pauta não existe (ainda), mas um factual traz luz àquele conteúdo para o cliente. Além disso, é preciso sensibilidade e agilidade para entender o timing do veículo – e não perder tempo.
Portanto, se surgir uma ideia de pauta a partir de uma notícia, o trabalho da assessoria é entender qual tipo de conteúdo deve gerar para tornar aquele texto interessante e relevante. Aproveitar temas quentes, agregando dados do mercado que seu cliente representa, traz embasamento prático e eleva a qualidade do material.
4. Facilite o trabalho do jornalista
Outro ponto que pode ajudar bastante é pensar como jornalista no momento de escrever. Quando você envia textos com chamada e lead redondinhos, no estilo jornalístico, você facilita o trabalho do jornalista. Algumas vezes esses profissionais não têm tempo de produção e podem recusar uma sugestão de pauta ou release por não conseguir, por exemplo, apurar.
Entregar um material rico em informações, com dados atuais e do mercado, com fotos, vídeos e com um tipo de escrita menos técnico, aumenta suas chances de emplacar alguns tipos de materiais.
O release tradicional também funciona, mas pode deixar o caminho um pouco mais longo. O mais importante é fazer uma boa leitura do cenário e ter conhecimento do formato editorial dos veículos. Se o material for enviado para quem costuma publicar conteúdos na íntegra, escreva o essencial, já pensando na linguagem daquele veículo. Caso esteja enviando uma sugestão de pauta, mostre várias possibilidades de abordagem e capriche nas referências, fontes e nos dados.
5. Torne o material prático
Quanto mais prático e robusto, maiores as chances de êxito. Especialmente se for o caso de um conteúdo para veículos segmentados, enriqueça o material com o cenário daquele setor: dores, como a solução que está sendo apresentada no release se aplica no segmento, se há resultados do uso e outros dados que mostrem que seu cliente é uma referência naquela área etc.
Nesses casos, mesmo que não possa citar o cliente, tente trabalhar o texto de forma ampla no sentido da prestação de serviço, o que acaba sendo ótimo para um mercado em que os leitores buscam conteúdos mais direcionados. Enriqueça com estudos, pesquisas e fatos recentes. Isso ajudará a tornar o release mais palatável para a imprensa.
6. Conte com porta-vozes
É fundamental ter no cliente pessoas preparadas para comentar assuntos do segmento de atuação. Essa é uma forma de colocar o nome do cliente na imprensa como referência em determinado tema em diversas pautas. Uma assessoria de sucesso não é necessariamente uma fábrica de releases, mas aquela que consegue se estabelecer na imprensa como uma ponte confiável entre pautas e fontes.
7. Tenha um mailing segmentado de qualidade
Imagine você na correria da redação e quando começa a ler um e-mail ou um release vê que ele não tem relação com sua editoria. Esse tipo de abordagem cansa o jornalista e descredibiliza o assessor. Muitas vezes, enviar para menos veículos é mais. Mais chances de emplacar o conteúdo do seu cliente. Dependendo do tema, selecionar veículos estratégicos ajuda a aumentar a sua credibilidade, bem como as possibilidades de publicação.
Portanto, antes de sair disparando seu material para todo o seu mailing, pergunte-se: a pauta é boa para quem?
8. Seja qualitativo
Dois pontos precisam ser observados. O primeiro é que o assessor precisa ser sincero com seu cliente: se a pauta não é boa, fale a verdade. Se não falar, há grandes chances de ser cobrado por não emplacar uma pauta ruim ou de ficar marcado na imprensa como um assessor que foca na quantidade e não na qualidade de suas produções. Portanto, já que gastará sua energia na produção, foque seus esforços em temas relevantes.
A Idee Informação Corporativa é uma agência com expertise em assessoria de imprensa e comunicação corporativa – com foco em branding e comunicação interna. São 20 anos de história, ajudando clientes de diversos segmentos a se posicionarem e entregarem suas mensagens de maneira clara, por meio dos canais corretos para cada público-alvo.
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