As 4 marcas mais valiosas do mundo e o que elas têm em comum

Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa

Imagem de rawpixel.com no Freepik

O ranking Kantar Brandz 2023 apontou as marcas mais valiosas do mundo. As quatro  primeiras, com cifras na casa dos bilhões de dólares, têm, entre tantas características em comum, uma que se destaca: são todas do segmento da tecnologia.

Há 20 anos, a marca mais valiosa do mundo era a Coca-Cola, valendo aproximadamente US$ 70 bilhões. Mas logo atrás dela já tínhamos algumas empresas de tecnologia: Microsoft, IBM, GE e Intel estavam nas posições subsequentes. 

Atualmente, entre as 10 marcas com maior valor no mundo, somente três não são do setor de tecnologia: McDonald ‘s (5º), Louis Vuitton (8º) e Coca-Cola (10º).

Marcas mais valiosas do mundo

Talvez você não acerte qual a ordem das marcas que mais valem no mundo, mas certamente você as conhece e falaria alguns desses nomes como protagonistas da lista. Quer saber quais são elas?

1. Apple

O valor da marca Apple é de pouco mais de US$ 880 bilhões. Se formos considerar o valor de mercado, a empresa liderada por Tim Cook também está no topo da lista e com um valor ainda mais expressivo: US$ 3 trilhões*.

2. Google

A marca Google vale US$ 577 bilhões e é uma das marcas da Alphabet, que também está envolvida em projetos de carros autônomos e inteligência artificial. No mercado, a empresa Google está avaliada em US$ 1,79 trilhão*.

3. Microsoft

Windows, Microsoft Office e Azure são apenas alguns dos serviços/produtos da marca, avaliada em U$S 501 bilhões. A Microsoft também está investindo fortemente na OpenAI, startup por trás do ChatGPT, deixando ainda mais clara sua competição com o Google no terreno da inteligência artificial generativa . Aliás, quando o assunto é valor de mercado,  a Microsoft aparece na frente do Google, com avaliação na casa dos US$ 2,79 trilhões*.

4. Amazon

A quarta colocada representa uma revolução no comércio eletrônico, mas não parou por aí. A empresa fundada por Jeff Bezos  já ingressou também em serviços em nuvem, assistente e de streaming, sem contar a febre de sua assistente virtual (Alexa). O valor de marca da Amazon é de US$ 468 bilhões, enquanto o valor de mercado chega a aproximadamente US$ 1,6 trilhão*.

Em quinto lugar, com uma marca avaliada em US$ 191 bilhões, o McDonald’s é a rede de fast food mais valiosa do mundo. O valor de mercado ultrapassa os US$ 211 bilhões*. Fundada em 1940, a empresa está presente em cerca de 120 países e possui mais de 39 mil restaurantes.

Na sequência, da sexta à décima marca mais valiosas do mundo, estão Visa (US$ 169 bi), Tencent (US$ 141 bi), Louis Vuitton (US$ 124 bi), Mastercard (US$ 110 bi) e Coca-Cola (US$ 106 bi). 

*Valores de mercado das marcas são referentes à data de 26 de dezembro de 2023.