Um ministério só nosso
Após sanção da presidente Dilma Rousseff em 28 de março, a lei que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa tornou-se realidade após a publicação no Diário Oficial da União em 1º de maio, data em que comemora o Dia do Trabalho. Com status de ministério, a exemplo da Secretaria de Direitos Humanos e a de Assuntos Estratégicos, essa é 39º pasta do governo, vinculada à Presidência da República e com o objetivo de de desenvolver políticas de apoio à microempresa, empresa de pequeno porte e de artesanato.
“Esperamos que haja mais facilidade de acesso a serviços financeiros assim como uma maior disponibilidade de informações de mercado, apoio para o desenvolvimento de parcerias e mais suporte/consultoria. As prioridades devem ser a redução da burocracia para redução de prazos, a elaboração de uma guia única para recolhimento de impostos (menor carga tributária) e agilidade no processo de obtenção de alvarás.” Dra Carla Sarni, presidente e fundadora da Sorridents.
“O Grupo Container acredita que o crescimento do mercado seja alavancado por meio do desenvolvimento de programas de incentivo, assim como programas de promoção da competitividade e inovação. O franqueado sai ganhado e a rede, de maneira geral, sentirá os reflexos.Também é fundamental que a nova secretaria articule e incentive a participação das PMEs nas exportações brasileiras, pois assim o País ganhará mais visibilidade no mundo inteiro. As principais áreas são comércio e serviços, pois são os dois setores em que o País mais se destaca e mais tem crescido”, comenta André Krai, presidente e fundador do Grupo Container.
Para ler a matéria na íntegra, clique na imagem abaixo