Case de Comunicação Integrada: Idee Informação Corporativa + Avantia

Por: Nayranna Noemia/ Idee Informação Corporativa

Security Talks Avantia em São Paulo

O Security Talks movimentou o setor de Segurança Eletrônica na última quinta-feira (09/03). Organizado pela Avantia, aconteceu presencialmente em São Paulo e recebeu players de tecnologia, clientes e parceiros, além de jornalistas em busca de tendências e notícias da área. 

Em meio a muitas informações sendo transmitidas rapidamente por especialistas do segmento, espaço de debates, de networking e de apresentação de soluções, manter a consistência e calibrar o tom da comunicação de acordo com o interlocutor são recursos essenciais.

O principal desafio é transmitir as mesmas mensagens para públicos diferentes: 

  • A imprensa, que não necessariamente é entendedora dos temas muitas vezes técnicos abordados durante o evento. Ou seja, busca-se um pouco de didatismo, busca-se a pauta, aquilo que vira notícia num veículo de comunicação. Esse é o olhar que o profissional de comunicação corporativa precisa ter ao lidar com o  interlocutor chamado jornalista/repórter.
  • Os clientes e parceiros, profundos entendedores dos temas tratados – portanto, a comunicação superficial com eles não é uma opção. Aqui, busca-se apresentar soluções com nível de discurso mais técnico, que traga algo passível de surpreender e de agregar conhecimento a quem já é um expert no assunto.

Com o propósito de comunicar as discussões, insights e o impacto do Security Talks a esses públicos, a Idee Informação Corporativa esteve presente e atuou com as seguintes estratégias:

1 - Cobertura do evento em tempo real nas redes sociais do cliente

Quem é do mercado e não estava no Security Talks, acompanhou os principais pontos abordados nos painéis pelo Linkedin e pelo Instagram da Avantia. Os jornalistas da Idee, em tempo real, fizeram a curadoria das informações relevantes e a produção e edição das notas, que acabaram sintetizando o que acontecia a cada debate. O material, devidamente acompanhado de boas aspas, fotos e vídeos, se transforma em overview, fonte de dados e repositório.

 

 

2 - Textos abrangentes no blog institucional do cliente

A fim de manter a relevância do blog Avantia – um canal com informações de credibilidade sobre o setor de segurança eletrônica -, os temas discutidos durante o evento foram (e continuam sendo) transformados em textos detalhados, com a inclusão de dados de mercado e de pesquisa. O material passa a ser fonte de informações  tanto para quem acessa o blog da Avantia quanto para diversas consultas por palavras-chave no Google.

 

3 - Assessoria de Imprensa

Ao lidar com a imprensa em meio a um evento tão cheio de informações relevantes, é preciso pensar o que é notícia imediatamente e o que pode ser tornar uma, com base nas discussões que foram encabeçadas pelos participantes. O lançamento de uma nova empresa é uma notícia imediata. Já o impacto de tecnologias de segurança eletrônica nos ambientes empresariais do metaverso, por exemplo, é algo a ser trabalhado estrategicamente para virar pauta em um veículo de comunicação.

No contexto de imprensa, vale ressaltar que a presença de jornalistas no Security Talks – a convite da Idee – garante a exposição positiva da marca Avantia frente a seus públicos-alvo e confere a devida credibilidade ao evento.