Redes Sociais: como usá-las
Por Antônio Carlos Santomauro
A acelerada expansão do uso das ferramentas de mídias sociais gerou um conjunto consolidado de “boas práticas” de como expor uma marca nessas redes. São preceitos capazes de garantir a combinação do respeito e das características próprias do universo digital com o alcance dos objetivos e estratégias da comunicação e do marketing.
Embora as redes sociais suportem ações de divulgação, promoções e vendas, o foco deve estar no relacionamento com o cliente. Em primeiro lugar é preciso ouvir a necessidade do público para depois desenvolver o planejamento de atuação na web. Quem entra nas mídias sociais deve ainda saber que, embora possa ter muita influência em sua estruturação, não irá conseguir controlar a informação veiculada. Às vezes é preferível abrir mão de algumas redes para trabalhar de maneira mais consciente. Uma única rede, aliás, pode gerar resultados satisfatórios.
O trabalho realizado pela rede de escolas de idiomas UNS, cujo perfil institucional no Twitter foi lançado e utilizado para divulgar sua vinculação com o garoto-propaganda Rodrigo Faro, que também participou de promoções, telefonando para usuários que retuitassem determinados posts. “Desde então, a quantidade de acessos em nosso site triplicou”, conta Marcel Magalhães, presidente da UNS Idiomas.
Clique na imagem abaixo e leia a reportagem completa