6 ideias para contribuir com o seu desenvolvimento enquanto liderança comunicadora
Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa
Líder não é somente alguém que ocupa um cargo importante na estrutura da empresa e que tem competências e habilidades para o desempenho da função em determinada área. O papel da liderança vai muito além. Envolve influência e confiança. Envolve exemplo e comprometimento. Envolve comportamentos e atitudes capazes de movimentar a equipe em direção a um propósito estabelecido.
Nesse sentido, as características relacionais são tão necessárias quanto as técnicas, já que para ter um bom desempenho, o líder também precisa executar uma boa gestão de pessoas. Ter uma equipe produtiva, colaborativa e que se sente valorizada é também reflexo de um bom ambiente de trabalho e de um processo de liderança humanizado, que reconhece os pontos fortes e contribui para desenvolver os pontos fracos de seus colaboradores.
Mas não acaba por aí. Um líder precisa estar ciente de suas multifunções e que cada uma delas é um tijolo importante na construção dos resultados. Entre elas, está a comunicação, muitas vezes vista somente como encaminhar e-mails e repassar comunicados importantes.
Mais do que compartilhar informações, um líder precisa ser capaz de contribuir com a evolução de seus colaboradores, influenciar sua equipe a se engajar e participar ativamente das transformações necessárias. Dá só uma olhada nessas dicas:
1. Bate-papos rápidos
Um breve meeting com o time, em pé mesmo, pode ser muito mais eficaz do que um e-mail para repassar informações simples, como o início de uma campanha, avisar sobre uma visita na empresa ou relembrar sobre algum evento. Energize-se, reúna seu time e passe a mensagem com entusiasmo.
2. Demonstrações
Explicar um novo processo, reforçar a importância de algum passo a passo no sistema, destacar o não cumprimento de algum procedimento são alguns exemplos que funcionam bem com apresentações. Ao invés de esperar os erros aparecerem para “cobrar” seu time, informe que algo importante será repassado em uma reunião.
Prepare uma apresentação didática, com imagens e demonstrações práticas do que precisa ser melhorado ou feito. Utilize exemplos reais. Adote um discurso empático, mas firme no destaque da relevância do papel de cada um.
3. Embaixadores da comunicação
Já ouviu falar em rádio peão? Essa é uma rádio peão organizada! Convide pessoas-chave de sua equipe para entregar algumas informações aos demais colaboradores. Observe aquelas que são mais empáticas, queridas, com credibilidade e comunicativas do seu quadro e faça o convite para que auxiliem nessa função: repassar algumas informações específicas ou ajudar a reforçar alguma iniciativa importante, sempre que necessário.
4. Escuta ativa
Para criar um ambiente de confiança e fortalecer o relacionamento com os colaboradores, a liderança comunicadora também deve saber ouvir. Observe, acolha e entenda necessidades e anseios. Não é necessário atender a todos os pedidos – você nem conseguiria fazer isso – mas seja honesto e mostre que fará o que estiver ao seu alcance.
5. Feedback
Uma importante ferramenta para o desenvolvimento profissional, o feedback ajuda a reforçar comportamentos positivos e dá visibilidade para pontos de melhoria. Tanto como forma de reconhecimento e motivação quanto como oportunidade de aprimoramento, o feedback pode acontecer de forma periódica, mas também deve estar presente no dia a dia. O líder comunicador desempenha com naturalidade esse papel e está sempre atento para contribuir com a evolução do seu grupo.
6. Gerencie rapidamente os conflitos
Esta não é uma tarefa fácil. Mas fugir dela só amplifica seus impactos. Tenha olhar atento aos seus colaboradores, observe mudanças de comportamento e aja rápido quando identificar desentendimentos..
Líder comunicador para a comunidade
Não somente os colaboradores esperam de sua liderança um perfil comunicador. Em gerenciamento de crises ou para fins de transformação social, a comunidade também entende e espera que as lideranças das organizações assumam protagonismo.
O estudo global Trust Barometer 2022, realizado anualmente pela Edelman Data & Intelligence, ouviu 32 mil pessoas em 28 países (incluindo o Brasil) e revelou a confiança que as pessoas têm especialmente nos CEOs. Os resultados apontam que 64% dos entrevistados dizem confiar mais nos chefes executivos das empresas do que em outras lideranças institucionais. Acima desse nível de confiança só estão colegas de trabalho (73%) e cientistas (76%).